English Portuguese

Blog

Blog

Como aumentar a longevidade da suspensão

06/08/2020 Como aumentar a longevidade da suspensão

É de fundamental importância a realização da manutenção preventiva do sistema de suspensão do veículo. Itens como amortecedores, buchas, molas e até mesmo alinhamento de direção e balanceamento das rodas devem ser averiguados com frequência a fim de se evitar quebras e consequentes manutenções corretivas.

Muito importante também que seja sempre respeitado o limite de peso a ser carregado no veículo, pois além de evitar desgaste prematuro, evita também penalidades como multas e apreensão do veículo junto às autoridades.

Por tanto, recomenda-se o intervalo de 10.000 km para que seja feita as revisões periódicas ao sistema, podendo ter esse intervalo reduzido quando se trata de veículos fora de estrada naturalmente utilizados no campo onde as condições de rodagem são mais severas.

Blog

Sem pretensão de violação de direitos autorais

13/11/2019 Prejuízo com manutenções corretivas

Motoristas imprudentes:

Mesmo que a empresa realize manutenção preventiva em sua frota, quando o motorista conduz de forma inadequada, certamente ocorrerão avarias inesperadas e, portanto manutenções corretivas deverão ser aplicadas aos veículos. Esse tipo de manutenção tem sempre um custo elevado pois, por ser inesperada, nem sempre é realizada em oficina da própria empresa.

Desgaste prematuro do veículo:

Conduzir o veículo atingindo níveis máximos de rotação do motor, por um longo período de tempo e desnecessariamente, causa um desgaste excessivo no conjunto motriz (motor/transmissão). Essa prática leva ao aumento de manutenções corretivas e consequentemente a um gasto inesperado que acaba elevando o custo por quilometro rodado.

Veículo danificado:

Veículo avariado significa veículo parado, e veículo parado implica em atraso na entrega, perda de carga e quebra de contrato com o cliente, isso se traduz em prejuízo financeiro.

Pense nisso na hora de organizar a gestão da sua frota e dos seus motoristas, entre em contato com a PLANNER e conheça nossas soluções que ajudam você a economizar e otimizar o seu negócio.

LDD (Leitor de Discos Diagrama)

VDO ON BOARD (Leitor de Dados de Tacógrafo Digital)

C J (Controle da Jornada de Trabalho dos Motoristas)


Blog

09/10/2019 Controle manual da frota e motoristas

Algumas pessoas acreditam (erroneamente) que investir em uma gestão informatizada para a jornada de trabalho dos motoristas custa caro!

Ao apostar em um sistema tradicional (manual) a empresa terá custos altíssimos com papéis, pastas, local para armazenamento e gestão de funcionários para realizar todo esse trabalho.

Essas questões certamente farão parte do dia a dia de uma empresa, que decide realizar um acompanhamento manual da sua frota e de seus motoristas, ao invés de buscar uma maneira mais moderna e inteligente de gestão.

Espaço físico:

Se o controle da frota for realizado de forma manual, haverá uma enorme quantidade de documentos a ser arquivado (diário de bordo, papeleta, discos diagrama etc.) o que certamente vai obrigar o gestor a manter um espaço físico para essa finalidade.

Custo de armazenamento:

Nesse caso, ou será utilizado um espaço na própria empresa que poderia ser mais bem aproveitado, ou a empresa terá que locar outro espaço para armazenar essa enorme quantidade de papéis. De qualquer forma a solução será sempre onerosa.

Arquivos perdidos:

Armazenar documentos por um longo período de tempo implica em um grande risco, mesmo estando num galpão ou uma sala fechada pode ocorrer infiltrações e outros eventos acidentais, que certamente irá danificar os arquivos de forma irremediável ou até destruí-los totalmente.

Não deixe a sorte administrar sua empresa, procure por soluções comprovadamente eficazes para a gestão da frota e motoristas, entre em contato com o setor comercial da PLANNER e conheça nossos sistemas de Leitor de Discos Diagrama (LDD), Controle da Jornada de trabalho (C J) e Leitor de Dados de Tacógrafos Digitais (VDO ON BOARD).

Blog

Sem pretensão de violação de direitos autorais

26/09/2019 Cuidados com o tacógrafo

Violação do tacógrafo:

O tacógrafo pode ser aberto e manipulado, a agulha pode ser desregulada e o disco rasurado, o que acarretará em registros divergentes do que realmente ocorreu ao longo da viagem. Diante dessa possibilidade os defeitos ocorridos nos tacógrafos devem ser apontados em um relatório confiável, para que sejam averiguados pelo profissional responsável e, em tempo, corrigidos.

Defeitos ocorridos nos tacógrafos e não apontados em um relatório:

Por não ter os apontamentos de defeitos, os tacógrafos continuarão sendo utilizados de forma errática, fornecendo dados equivocados quanto à condução do motorista e, provavelmente não passarão por inspeção obrigatória para serem aferidos dentro do prazo determinado.

Inspeção dos tacógrafos:

O prazo para realizar a inspeção e aferição nos tacógrafos é a cada dois anos, veículos que possuam tacógrafo com inspeção atrasada ou inexistente, podem ser multados pelos órgãos competentes e o valor da multa é de R$ 1.600,00.

LDD e VDO ON BOARD:

Com essas duas soluções oferecidas pela PLANNER, você poderá acompanhar o funcionamento dos tacógrafos analógicos e digitais com máxima segurança, afastando o risco de surpresas indesejadas.

Além disso, o LDD e o VDO ON BOARD fornecem relatórios da condução do motorista segundo a segundo através de dados coletados dos tacógrafos digitais ou dos discos diagrama no caso dos analógicos, garantindo à empresa um controle eficiente de sua frota e seus motoristas.

Para conhecer melhor as soluções, entre em contato com o nosso setor comercial, de segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00 (exceto feriados).


Blog

Sem pretensão de violação de direitos autorais

Imagem extraída da internet sem pretensão de violação de direitos autorais

11/09/2019 Tecnologia defasada, prejuízo certo!

Uma empresa que não realiza constantes atualizações em sua gestão irá perceber em pouco tempo que, empresas concorrentes que investiram em tecnologia para garantir a melhora de suas operações e da capacidade de continuar competindo no mercado, estarão em patamares mais distantes e conquistando cada vez mais uma fatia maior do mercado.

Isso porque, a falta de tecnologia acaba influenciando na experiência que o consumidor tem com a empresa. Constantes experiências ruins como; atraso na entrega ou retirada de mercadorias, mercadorias danificadas e profissionais descuidados, prejudicam a conquista de novos clientes e tornam insatisfeitos e difamadores os já existentes.

Além disso, a empresa poderá suportar também contratempos com seus próprios colaboradores, uma vez que, a realização intensiva de tarefas manuais que poderiam ser facilmente substituídas por tecnologias capazes de informatiza-las, causa fadiga e descontentamento nos funcionários, prejudicando o trabalho e gerando perda de motivação.

Não deixe que a sua empresa fique para trás, invista em uma tecnologia moderna e eficiente, fale com a PLANNER, nós temos a expertise de mais de vinte anos de mercado atuando no desenvolvimento de software para gestão empresarial.

Alcance a máxima eficiência na gestão da sua frota e jornada de trabalho dos seus motoristas utilizando nossas soluções LDD (Leitor de Discos Diagrama), VDO ON BOARD (para leitura de dados de tacógrafos digitais) e C J (Controle da Jornada).

Blog

Sem pretensão de violação de direitos autorais

04/09/2019 Gestão ineficiente de motoristas

Um empresário corre muitos riscos ao adotar uma gestão deficiente em sua empresa.

Abaixo listamos alguns:

Perda de documentos importantes.

Um dos principais motivos para se investir em uma gestão moderna, informatizada e eficiente da jornada de trabalho dos seus colaboradores, diz respeito à segurança no armazenamento de dados referentes às horas trabalhadas, dias e horas de descanso, horas extras etc. Quando a empresa realiza essa gestão de forma manual, corre o risco de perder documentos importantes e isso pode significar sérios problemas.

Você não vai querer ter problemas com uma fiscalização do ministério do trabalho ou sofrer uma ação trabalhista não é? Por isso ao gerir a jornada de trabalho dos seus motoristas, prefira uma solução inteligente e moderna, diminua custos com mão de obra e armazenamento de papéis.

Desorganização.

Ficando apenas alguns minutos numa sala de arquivos de documentos, você consegue perceber que a possibilidade de desorganização é iminente, devido a grande quantidade de papéis armazenados e de colaboradores que os manuseiam o tempo todo.

Custos elevados.

Algumas pessoas acreditam (erroneamente) que investir em uma gestão informatizada para a jornada de trabalho dos motoristas custa caro!

Ao apostar em um sistema tradicional (manual) a empresa terá custos altíssimos com papéis, pastas, local para armazenamento e gestão de funcionários para realizar todo esse trabalho.

Insegurança.

Quando se trata da gestão da jornada de trabalho dos motoristas, a segurança é um item fundamental, isso porque na maioria dos casos, quando ela é realizada de forma ineficiente pode haver informações divergentes da realidade, manipulação de dados ou até mesmo danos acidentais, o que causa a perda de informações importantes para o correto gerenciamento.

Para garantir resultados eficientes e uma gestão moderna e inteligente dos seus motoristas, lembre-se de procurar por uma empresa que tenha a expertise e a tradição de mais de vinte anos no mercado de desenvolvimento de software.

Entre em contato com a PLANNER e conheça outras soluções para gestão eficiente da sua empresa e seus colaboradores.


Blog

Imagem extraída da internet sem pretensão de violação de direitos autorais.

26/08/2019 O cuidado com os freios do caminhão

Alguns dos principais fatores que diminuem significativamente a vida útil dos freios:

1º excesso de peso.

2º estradas em má conservação.

3º falta de manutenção preventiva.

4º trafegar constantemente em trechos de serra.

Com algumas ações simples, o motorista pode prevenir graves defeitos prolongando a eficiência e a vida útil do sistema de freios, com isso, vai gerar uma condição mais segura para realizar o seu trabalho além de economia para a empresa.

Um grande erro cometido por alguns motoristas é pensar que a manutenção preventiva dos freios se limita apenas a uma verificação do sistema após uma longa viagem.

Por ter em sua composição peças móveis e fixas de desgaste natural, não é possível determinar uma quilometragem para a durabilidade desses componentes do sistema de freio, por tanto é recomendado que revisões completas sejam realizadas pelo menos duas vezes ao ano em todas as peças que fazem parte do freio.

Veículos mais modernos já possuem um sensor que avisa quando as pastilhas chegam a um nível de desgaste acentuado, indicando então a sua substituição.

Controle sua frota e tenha a certeza que seus motoristas estão dirigindo com segurança utilizando as soluções para gestão da PLANNER.

LDD (leitor de discos diagrama)

C J (controle da jornada)

VDO ON BOARD (leitor de dados de tacógrafos digitais)

Consulte o nosso setor comercial.

Blog

Imagem crédito: Cléber Arruda

05/08/2019 Exército realiza obras na BR-116

Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro da Infra Estrutura, visitou as obras de duplicação da BR-116 no trecho Guaíba-Pelotas e considerou positivo o trabalho realizado pelo Batalhão de Engenharia do Exército.

O Ministro ficou impressionado com o ritmo das obras que iniciaram em Janeiro deste ano e já estão bem adiantadas. “Nossos soldados trabalham 24 horas por dia, faça chuva ou faça sol”, garante o General Miotto.

Segundo o Ministro existe, a possibilidade de o Exército assumir mais trechos da rodovia, pois existem empreiteiras com problemas ou que simplesmente abandonaram os trabalhos.

O ministério da Infraestrutura prevê a duplicação de 235 km da rodovia até o final de 2021 com investimento de R$ 1,6 Bilhão.

Até o final desse semestre, serão entregues os primeiros 47 km que beneficiarão 12 municípios Gaúchos, afirma o Ministro Tarcísio de Freitas.


Blog

Foto extraída da internet sem intenção de violação de direitos autorais

04/07/2019 Primeiro semestre fecha em alta

O primeiro semestre de 2019 fecha com o mercado de caminhões em alta, registrando um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Fenabrave divulgou o balanço nesta terça 2 de julho onde foram contabilizados mais de 46.000 unidades emplacadas.

Para se ter uma ideia da expansão, apenas no mês de junho, o mercado de transportes absorveu quase 8.000 unidades, alta de 36% se compararmos com o mesmo mês do ano passado.

Essa fase de recuperação que o mercado de caminhões vive nesse momento, é também acompanhada pelo mercado de implementos que, demonstra um crescimento ainda maior, cerca de 58% no comparativo com o primeiro semestre de 2018.

Com o mercado aquecido, teremos cada vez mais caminhões nas ruas e rodovias de todo o País, mais veículos, mais negócios e mais motoristas.

Acompanhe o trabalho dos seus motoristas, certifique-se que eles cumpram corretamente a jornada de trabalho respeitando as horas de parada para descanso, reduza os custos de operação evitando acidentes e ações trabalhistas inesperadas.

Entre em contato com o setor comercial da PLANNER e conheça nossas soluções para gestão da frota e motoristas.

Controle da jornada dos motoristas C J.

Leitor de discos diagrama LDD.

Leitor de dados de tacógrafo digital VDO ON BOARD.

Blog

Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

28/06/2019 Dia do caminhoneiro

Será comemorado no próximo domingo dia 30 de junho no estado de São Paulo o dia do caminhoneiro. Essa data foi estabelecida em 30 de Dezembro de 1986 através da lei 5.487 durante o governo de Franco Montoro.

É uma data importante para lembrarmos esse profissional que contribui massivamente para o giro da economia do Brasil.

Através dos caminhoneiros é realizada a circulação de bens, alimentos, insumos, roupas e mais uma enorme variedade de produtos gerando milhões de empregos diretos e indiretos e promovendo riquezas no País.

Por isso esse profissional deve ser sempre lembrado e valorizado.

Utilize na sua empresa o controle de jornada dos motoristas (CJ) PLANNER, com esse software parametrizado pela Lei 13.103 você vai aperfeiçoar a gestão dos seus colaboradores, respeitando os direitos do profissional e diminuindo gastos desnecessários com ações inesperadas.

Procure nosso setor comercial.


Blog

Fotografia extraída da internet

25/06/2019 Carga e descarga, tempo perdido!

Longos períodos de espera fazem dos motoristas e transportadores reféns de seu próprio negócio, esses profissionais e empresas perdem vários dias ao longo do mês, estacionados em filas longas e demoradas a espera de embarcar ou desembarcar mercadorias.

O motorista sofre com a falta de estrutura que infelizmente é comum nesses locais, muitas vezes ficando horas e até de um dia para o outro sem ter o que comer, sem conseguir um local adequado para dormir etc.

Além disso, muitas vezes tem os seus direitos trabalhistas negligenciados, pois acaba por não receber por essas horas em que fica parado na ‘’espera’’.

No caso das empresas de transporte, por conta de todo esse tempo em que o veículo fica parado, acabam perdendo outras oportunidades de frete, atrasam as entregas junto aos seus clientes e tem um custo muito mais elevado por operação por ter de indenizar as horas de espera do motorista.

Isso tudo se traduz em baixa produtividade, aumento de custos de produção e consequentemente diminuição dos lucros ou prejuízo.

Pensando em todos esses desafios do dia a dia, a PLANNER desenvolveu um software capaz de controlar com eficácia a jornada de trabalho dos motoristas, parametrizado pela lei do motorista profissional (13.103) não deixando de lado os direitos do trabalhador e não impondo prejuízo para a empresa transportadora.

Entre em contato com o nosso setor comercial e conheça melhor a solução para controle da jornada dos motoristas (C J).

Blog

Fotografia extraída da internet

17/06/2019 Tecnologias embarcadas em caminhões

Hoje em dia as montadoras embarcam cada vez mais tecnologia nas cabines dos caminhões, visando facilitar a vida dos motoristas e diminuir o número de acidentes.

Entre elas podemos destacar algumas muito importantes:

-Cabines maiores, onde os motoristas conseguem até ficar em pé dentro da cabine, camas que se ajustam ao tamanho dos motoristas e bancos ergonômicos que transferem segurança e conforto ao condutor.

-Direção assistida hidraulicamente, mais leve, com menos vibrações e mais precisa. Volante ajustável em altura e profundidade e com comandos integrados como, sistema de som, controle de velocidade etc.

-Painel multifuncional com várias informações do funcionamento do veículo, trazendo mais economia de combustível e, portanto maior rentabilidade.

-Caixa de câmbio automatizada, onde um sistema computadorizado faz as mudanças de marcha para o motorista, diminuindo significativamente o cansaço e o estresse do condutor, sobretudo no trânsito intenso das grandes cidades.

Tecnologias avançadas e soluções modernas são extremamente necessárias para que a sua frota e seus motoristas tenham boa rentabilidade e qualidade de vida.

Além de possuir uma frota moderna e atual, você pode obter o máximo aproveitamento dos seus motoristas sem onerar a jornada de trabalho, contratando as soluções para gestão PLANNER.

Controle da jornada CJ.

Leitor de discos diagrama LDD.

Leitor de dados de tacógrafo digital VDO ON BOARD.


Blog

Foto: Divulgação/PRF

12/06/2019 Caminhão tomba em Tijucas do Sul

O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira dia (11) na região metropolitana de Curitiba no KM 650 da BR- 376.

Por causa do acidente a carga de milho se espalhou pela pista que ficou totalmente interditada em ambos os sentidos, o trecho no sentido sul foi liberado por volta das 11hs30 da manhã, mas ainda havia 13 km de congestionamento.

Problema nos freios foi a alegação do motorista que, segundo dados registrados no tacógrafo, no momento do acidente estava a mais de 120 km/h num trecho da estrada em que o limite é de 80 km/h. O motorista, teve ferimentos leves e recusou o atendimento médico.

Como acontece em quase todos os acidentes, o excesso de velocidade está presente, por isso é extremamente importante a realização de uma gestão de frota e dos motoristas, com precisão e segurança, utilizando as soluções em desenvolvimento de software para gestão da PLANNER.

Leitor de discos de tacógrafos LDD.

Leitor de dados de tacógrafos digitais VDO ON BOARD.

Controle da jornada de trabalho dos motoristas C J.

Sistema de telemetria SINÓTICO.

Blog

Criador: Malagrine

10/06/2019 Estresse ao volante pode causar acidentes

Vários fatores podem levar os motoristas e exceder a jornada de trabalho de 8 horas diárias, chegando a dez ou até mesmo a doze horas de trabalho.

Dentre eles estão, urgência para entregar a carga e não ultrapassar o tempo garantido pela transportadora ao cliente, não perder a carga que muitas vezes já está a espera de um caminhão no embarcador e até mesmo o transito caótico das grandes cidades, que muitas faz com que os motoristas fiquem horas ‘’preso’’ num engarrafamento.

Esses fatores levam a consequências de estresse, má alimentação, uso de substâncias ilícitas, aumento do uso de álcool entre outras, acarretando em depressão, bipolaridade, agressividade e insegurança trazendo prejuízos físicos e psicológicos ao condutor.

Embora no caso dos motoristas urbanos o estresse acaba sendo maior por conta do tráfego mais pesado, com os motoristas rodoviários ocorre outra circunstância que faz com que eles também sofram de desgastes físicos e psicológicos, o fato de ficarem longos períodos de tempo (cerca de 20 a 30 dias consecutivos) longe de casa e de seus familiares.

Não deixe os motoristas da sua empresa trabalharem sob estresse, evite acidentes mantendo seus condutores saudáveis e trabalhando dentro da Lei utilizando o controle da jornada dos motoristas (CJ) da PLANNER.

Acesse o nosso site www.plnr.com.br e confira outras soluções para a gestão da sua frota.


Blog

Crédito: www.chicodaboleia.com.br

06/06/2019 Licenciamentos de caminhões continuam em alta

Até o mês de maio de 2019 o licenciamento de caminhões tem apresentado alta de 47% em relação ao mesmo período do ano passado. O setor se mantém comprador, mostrando uma trajetória de recuperação da economia.

Dados apontam que, nos cinco primeiros meses do ano, o mercado de caminhões já absorveu mais de 39.000 unidades.

Apenas no mês de maio as vendas mostraram crescimento de 61% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando mais de 9.000 unidades foram vendidas contra cerca de 5.000 para maio de 2018.

O caminhão pesado teve destaque nas vendas, representando 51% do total de licenciamentos com cerca de 20.000 unidades comercializadas.

As quatro montadoras que mais venderam nesses cinco primeiros meses são:

Mercedes Benz em primeiro lugar, seguida por Volkswagen em segundo, com uma diferença aproximada de 3.000 unidades vendidas a mais para a Mercedes. Em terceiro Volvo e em quarto Scania somando um total de 10.000 unidades para as duas.

Realize a gestão da sua frota e motoristas com segurança e precisão utilizando as soluções PLANNER.

Leitor digital de discos diagrama (LDD).

Leitor digital via web de tacógrafo digital (VDO ON BOARD).

Controle da jornada de trabalho dos motoristas (CJ) parametrizado com a lei 13.103.

Rastreamento (PLANNERTRACK).

Telemetria (SINÓTICO).

Blog

Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

05/06/2019 Principais motivos de acidentes

Listamos abaixo cinco dos principais motivos de causa de acidentes envolvendo caminhões no Brasil.

1. Excesso de velocidade, em situações que exigem reações rápidas, o motorista de um caminhão não vai conseguir desviar de um obstáculo, de outro veículo ou frear a tempo se estiver acima da velocidade permitida, por conta do peso do veículo e da carga (se estiver carregado).

2. Ultrapassagens perigosas, desrespeito à faixa contínua, ultrapassagens em curvas, pontes e subidas sem visibilidade.

3. Rodar grandes distâncias sem interrupções para descanso causa fadiga ao motorista reduzindo seus reflexos e a capacidade de tomada de decisões.

4. Excesso de carga, meio de transporte expressamente proibido por lei, mas ainda utilizado por muitos motoristas autônomos e transportadores. Danificam as estradas e os próprios veículos e põe em risco a vida do motorista e de outros usuários das rodovias.

5. Má condição das estradas, infelizmente é uma realidade Brasileira, ainda temos uma malha rodoviária deficiente, mal conservada e mal sinalizada.

Evite acidentes com a sua frota e seus motoristas, utilize na sua empresa as soluções para gestão da frota e motoristas da PLANNER.

Controle a jornada dos motoristas com o C J.

Obtenha vários dados extraídos em forma de relatórios dos tacógrafos analógicos ou digitais com o LDD e VDO ON BOARD.

Créditos: site www.planetacaminhao.com.br


Blog

30/05/2019 Prejuízo com roubo de cargas ultrapassa os seis bilhões de reais

Estudo recente sobre o impacto econômico do roubo de cargas no Brasil, mostra que entre os anos de 2011 e 2017, essa atividade criminosa foi a responsável pelo prejuízo de mais de R$ 6.100.000.000,00.

Nesse período foram registradas cerca de 98.000 ocorrências de roubo, ou seja, uma média de um roubo a cada 23 minutos em todo território nacional.

Os estados do Rio e São Paulo lideram o ranking com a maior incidência de casos chegando a 87% das ocorrências somando números dos dois estados.

Dados do instituto de segurança pública (ISP) mostram que em 2017 somente no estado do Rio de Janeiro mais de 10.500 roubos foram efetuados.

A falta de segurança nas estradas está entre as principais queixas dos motoristas e transportadores uma vez que, além do enorme prejuízo financeiro, em alguns casos existe também o irreparável prejuízo à vida humana.

Mantenha sua frota segura, controlada e monitorada com as soluções PLANNER.

Rastreamento PLANNER TRACK

Leitor de discos de tacógrafos LDD

Leitor de dados de tacógrafos digitais VDO ON BOARD

Controle da jornada dos motoristas CJ.

Blog

Foto: Divulgação/PRF

29/05/2019 Acidente em Paranaguá litoral do Paraná

Dois caminhões bateram de frente na BR-277 em Paranaguá sentido Curitiba, o acidente aconteceu nesta terça feira (28) no km 4 da rodovia.

Segundo informações da Policia Rodoviária Federal (PRF) a pista estava molhada no momento do acidente quando um dos caminhões perdeu o controle e invadiu a pista contrária provocando o grave acidente.

Ainda segundo a PRF, a pista ficou totalmente interditada em ambos os sentidos por várias horas, sendo parcialmente liberada apenas por volta das 17hs00.

Provavelmente o motorista que invadiu a pista contrária trafegava em excesso de velocidade, isso aliado a condição da pista prejudicada por conta da chuva acabou resultando em mais um grave acidente.

Por isso é extremamente importante a utilização, por parte das transportadoras, o uso de ferramentas que possibilitem a gestão apurada de toda sua frota e motoristas.

A PLANNER pode auxiliar a sua empresa na gestão da frota e motoristas com soluções avançadas em software de última geração.

Controle da jornada dos motoristas C J.

Leitor de discos diagrama LDD.

Leitor de tacógrafos digitais VDO ON BOARD.


Blog

22/05/2019 Fiscalização no transporte de produtos perigosos e poluentes

A polícia rodoviária Federal (PRF) juntamente com o instituto Brasileiro do meio ambiente (IBAMA), realizou ao longo da segunda semana do mês de maio, uma grande fiscalização na BR- 163 nos municípios de Sorriso e Santa Helena.

O foco dos trabalhos foi o transporte de produtos perigosos e a lei de crimes ambientais relativos à poluição provocada pelos veículos.

Mais de trinta veículos de carga foram inspecionados e alguns foram flagrados utilizando como combustível o diesel S-500, enquanto a lei determina desde 2012 que veículos pesados usem apenas o S-10, que polui bem menos por ter 50 vezes menos teor de enxofre.

Outros motoristas foram autuados por fraudar o sistema antipoluição (SCR sistema de redução catalítica redutiva) que elimina a emissão de óxidos de nitrogênio na atmosfera.

Os veículos com fraudes foram apreendidos e foram lavrados boletins de ocorrência para serem encaminhados ao poder judiciário estadual e ao ministério publico para apuração de crime ambiental.

Fonte: PRF

Mantenha sua frota e seus motoristas dentro da lei, evite multas, acidentes demais sanções legais, utilize as soluções PLANNER para a gestão correta da sua empresa.

Controle da jornada dos motoristas (CJ)

Leitor dos discos diagrama (LDD)

Leitor dos tacógrafos digitais (VDO ON BOARD)

Blog

20/05/2019 Começam os testes com o cartão caminhoneiro

Nesta segunda-feira 20/05/2019 começam os testes com o novo cartão do caminhoneiro criado pela Petrobrás, a operação terá inicio nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e nos demais estados a partir do dia 25 de junho.

O cartão garante mais segurança e facilidade ao transportador “congelando” o preço do Diesel por até trinta dias, no formato de um cartão pré pago, o caminhoneiro ou transportador pode colocar créditos no cartão e converter esses valores em litros de óleo Diesel, podendo utilizar o crédito por até trinta dias na rede de postos da Petrobrás.

Durante o período de testes o cadastramento dos caminhoneiros deverá ser realizado pelo site www.cartaodocaminhoneiro.com.br, após esse período poderá ser feito também por aplicativo ou presencialmente em locais a serem divulgados.

O Cartão também é uma conta digital, permitindo que as transações sejam realizadas sem a presença do cartão físico, por meio do site e do aplicativo. Os valores em reais para conversão em litros de diesel estarão sempre disponíveis no site, no aplicativo e nos postos credenciados. O crédito em litros de diesel também pode ser convertido, a qualquer momento, para reais, dentro dos 30 dias, descontando-se uma taxa cujo valor será previamente informado aos usuários.

Fonte: Petrobrás


Blog

17/05/2019 Mais um mês de alta para o Diesel

O mês de abril registrou mais uma alta no preço do Diesel, é o quarto mês consecutivo que o combustível sofre aumento no preço. De acordo com a pesquisa realizada pelo índice de preços ticket log (IPTL), o litro do Diesel foi vendido em média por R$ 3,755 o que indica um aumento de 1,10% em relação ao mês de março.

Na região norte do País o preço chega próximo aos R$ 4,00 enquanto na região sul fica na casa dos R$ 3,500, gerando uma diferença de 11%.

Além da variação de preço por estado, o IPTL apresenta também variações de preço por trecho de rodovia. Na rodovia Fernão Dias por exemplo, o motorista que sai de São Paulo e vai abastecer no trecho da rodovia já em território mineiro irá gastar 5% a mais, já na rodovia Presidente Dutra de São Paulo ao Rio de Janeiro a variação chega a 6%.

O Diesel S-10 também apresentou variação de preço, embora menor que a do Diesel normal, a variação de aumento foi de 0,33% a 0,77%, sendo a maior alta verificada, também na região norte.

Utilize na sua empresa as soluções para gestão da frota e motoristas PLANNER e economize combustível, diminua a incidência de acidentes e carga horária desnecessária.

Controle da jornada dos motoristas (CJ)

Leitor de discos diagrama (LDD)

Leitor de dados de tacógrafos digitais BVDR (VDO ON BOARD)

Blog

16/05/2019 Maiores custos de um caminhão

Num livro chamado consumo de combustível, o autor elenca os maiores custos de um caminhão rodoviário, ressaltando porém que as porcentagens podem variar conforme a condução de cada motorista.

Lavagem: em último lugar no ranking com apenas 1% do orçamento.

Lubrificação e reposição de óleos lubrificantes: também representa apenas 1% no orçamento.

Reagente químico para tratamento de gases: 4% do orçamento.

Pneus: são os que mais sofrem por conta das más condições das estradas, abocanhando 8% do orçamento.

Manutenção preventiva e corretiva: muito embora nem sempre realizadas da maneira e no prazo corretos ainda representam 12 % dos gastos.

Combustível: em primeiríssimo lugar levando espantosos 68% do orçamento da empresa ou do autônomo.

Baixe os custos da sua empresa e aumente sua margem de lucro utilizando as soluções em software da PLANNER. Controle com exatidão a condução dos seus motoristas com ferramentas como (LDD) e (CJ).

Entre em contato com o setor comercial.

Créditos: Luiz A. Pigozzo


Blog

14/05/2019 Alerta anti colisão traseira

Diversos automóveis pelo mundo, inclusive no Brasil, possuem hoje em dia muita tecnologia embarcada, e agora também é introduzida por uma grande montadora em seus caminhões. Trata-se do alerta de distância.

Essa função ajuda o condutor a manter uma distância mais segura do veículo que estiver à frente e a evitar colisões. Segundo especialistas, acidentes com veículos que colidem na traseira de outro, atualmente, representam cerca de 20% de todas as colisões envolvendo caminhões. E muitas vezes eles são causados por desatenção e pela distância muito curta do veículo que está a frente.

O alerta de distância chega como acréscimo ao suporte de direção, este mais efetivo para evitar acidentes, no qual inclui o alerta de colisão com frenagem de emergência. O sistema funciona em etapas. Se o alerta de distância não for suficiente para provocar uma reação no motorista, uma luz piscante e um alarme sonoro serão usados para avisar o motorista. Se, mesmo assim, o condutor não reagir, o freio de emergência avançado é ativado, tudo ocorre em segundos.

Mantenha sua frota e seus motoristas seguros, contrate as soluções PLANNER para auxiliar na gestão da sua empresa, diminuindo gastos desnecessários e obtendo mais lucros com o controle da jornada dos motoristas C J e com o leitor de discos diagrama LDD.

Blog

10/05/2019 Limites de velocidade

Os limites de velocidade nas estradas são definidos com base em duas distâncias.

Distância de frenagem:

Quantos metros são necessários para um veículo parar quando surge um obstáculo (incluindo o tempo de reação do motorista).

Distância de visibilidade:

Se a rodovia é muita sinuosa por exemplo, obstáculos podem estar escondidos atrás das curvas, nesse caso a velocidade deve ser reduzida para que o motorista não seja pego de surpresa.

De acordo com um professor de engenharia de tráfego, quando um engenheiro detecta um ponto crítico numa estrada, testes práticos são realizados para determinar essas distâncias. A partir daí sai um número chamado de velocidade diretriz.

Essa velocidade diretriz é um número perfeito do ponto de vista de um físico, mas a prática usual é colocar um limite ligeiramente menor para considerar a margem de erro do motorista.

Vale ressaltar que, aspectos pontuais de uma rodovia podem determinar números menores de velocidade máxima permitida, como: trecho urbano, travessia de pedestres, incidência de neblina, reservas florestais etc.

Controle a velocidade da sua frota através das soluções em desenvolvimento de software PLANNER, leitor de discos diagrama (LDD) e controle da jornada dos motoristas (C J).


Blog

09/05/2019 Ministério reforça a fiscalização da jornada dos motoristas

O ministério do trabalho reforçou a fiscalização da jornada de trabalho dos motoristas profissionais do transporte de cargas no País. O anuncio foi feito pelo ministro do trabalho em reunião com o ministro do desenvolvimento social e agrário em Brasília (DF) e representantes do comando nacional de transportes.

Foram planejadas mais ações conjuntas com a polícia rodoviária federal para que a jornada seja cumprida conforme determina a chamada lei do caminhoneiro, Lei n° 13.103/2015, que estabelece que a jornada máxima de trabalho do motorista de transporte de cargas profissional, seja de no máximo 12 horas por dia sendo duas horas extras e duas definidas por acordo coletivo.

Em muitos casos os motoristas ultrapassam às 16 horas de trabalho consecutivas, não se trata de falta de paradas para descanso, mas sim de desrespeito à Lei. Imprudências como essas põe em risco a segurança de todos os usuários das rodovias inclusive o próprio motorista.

Os representantes do CNT também solicitaram que os custos do exame toxicológico sejam custeados pelo sistema único de saúde (SUS).

Mantenha sua empresa transportadora e seus motoristas dentro da Lei, utilize as soluções para gestão de frota e motoristas da PLANNER, todas parametrizadas com a lei do caminhoneiro, Lei n° 13.103/2015.

Controle da jornada dos motoristas (C J).

Leitor de discos diagrama (LDD).

Leitor de tacógrafos digitais (VDO ON BOARD).

Blog

06/05/2019 Mercado de caminhões cresce 11,2% em Abril

Com cerca de 8.489 caminhões vendidos em Abril segundo a fenabrave, o mercado de caminhões novos chegou ao acumulado de 29.866 unidades este ano, o que representa um aumento de 43% sobre o mesmo período do ano passado (2018).

A movimentação do milho, que deve ter seu pico em julho, e da soja que ainda não foi exportada vai demandar mais caminhões pesados.

Os transportadores estão agora renovando a frota adquirida há “cinco ou seis anos”, quando o mercado de caminhões encerrava um ciclo de superaquecimento devido às condições de crédito oferecidas por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

De 2008 a 2014, foram vendidos mais de 100 mil caminhões por ano no País. Em 2011, houve o ápice de 172,6 mil unidades emplacadas. O mercado desabou de 2014 quando houve 137 mil emplacamentos para 2015, com apenas 71,7 mil. Uma superoferta de veículos de carga justamente no início da crise econômica jogou os fretes para baixo prejudicando fortemente o setor de transporte. Agora o mercado volta a se equilibrar entre oferta e demanda.

A PLANNER oferece soluções em desenvolvimento de software para gestão da frota e dos motoristas (CJ), leitor para tacógrafos analógicos (LDD) ou digitais (VDO ON BOARD).

Consulte nosso setor comercial.


Blog

Foto: Jaru Online/Reprodução

02/05/2019 Acidente entre três caminhões na BR-364 em Jaru, RO

Na noite da última segunda-feira (29), no km 441,7 da BR-364 em Jaru (RO), distante aproximadamente 290 quilômetros de Porto Velho, o motorista de um caminhão bitrem e um outro de um caminhão baú colidiram de frente.

Um terceiro condutor de um outro caminhão também envolvido no acidente, relatou à policia rodoviária federal que por volta das 22hs50 o caminhão bitrem surgiu na frente dele e que para não bater ele desviou para o acostamento, mesmo assim o bitrem ainda atingiu o eixo traseiro do seu caminhão e em seguida colidiu de frente com o caminhão que vinha logo atrás.

O transito no local ficou interditado por cerca de quatro horas e seguiu por somente meia pista até a manhã de terça-feira (30).

Mantenha sua frota e seus motoristas seguros, controle sua frota e a jornada de trabalho dos seus motoristas, respeitando intervalos para refeição, descanso e intervalos entre jornadas. Contrate as soluções PLANNER.

Controle da jornada dos motoristas C J.

Leitor de discos diagrama LDD.

Leitor de dados de tacógrafo digital VDO ON BOARD.

Blog

29/04/2019 Tacógrafo não é a única forma de controle da jornada de trabalho

A sexta turma do tribunal superior do trabalho declarou a nulidade do auto de infração aplicado à Souza Cruz S/A por permitir jornada de trabalho acima da prevista em lei para os motoristas.

A autuação foi baseada nos registros dos dados dos tacógrafos, mas segundo os ministros é preciso outras provas para que seja configurada sobrejornada. Em posse das informações contidas nos discos diagrama dos tacógrafos, os auditores fiscais da superintendência regional do trabalho do ES concluíram que os motoristas realizavam uma jornada de mais de 13 horas diárias.

No entanto segundo o relator do recurso da Souza Cruz, ministro Augusto César Leite de Carvalho, a empresa não poderia ser condenada com base apenas nesse meio de prova. “O tacógrafo por si só, sem a existência de outros elementos, não serve para controlar a jornada do empregado que exerce atividade externa”, afirmou.

A decisão foi unânime.

Fonte: TST

Controle a jornada de trabalho dos seus motoristas utilizando a nossa solução CJ, trabalhe com segurança e dentro da lei, consulte o setor comercial da PLANNER.


Blog

25/04/2019 Atualização da tabela de fretes

A ANTT publicou no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (24) a nova tabela com os pisos mínimos de frete em atendimento ao disposto na Lei n° 13.703/2018 que determina que a tabela seja reajustada sempre que a oscilação do preço do DIESEL seja superior a 10%.

A variação do DIESEL em relação à última tabela publicada em janeiro foi de 10,69% resultando em um aumento de 4,13%.

Os valores das multas para quem descumpre os valores mínimos da tabela variam de acordo com a autuação, podem variar também conforme o tipo de veículo ou a distância a ser percorrida.

Já foram lavradas por volta de 3.000 autuações e os valores das multas podem variar de R$ 550,00 a R$ 10.500,00.

Monitore sua frota de maneira segura e obtenha relatórios detalhados de todas as movimentações dos seus veículos, assim você pode aperfeiçoar a gestão dos fretes e obter mais lucros sem infringir a lei.

Fale com a PLANNER e encontre uma solução sob medida para sua empresa.

Controle da jornada de trabalho dos motoristas CJ

Leitura digital dos discos de tacógrafo LDD

Leitura dos dados dos tacógrafos digitais VDO ON BOARD

Blog

24/04/2019 Colisão entre dois caminhões na BR-277

Um caminhão bateu na traseira do outro no trecho da serra do mar da BR-277 em Morretes Paraná na manhã do dia 23/04 deixando uma pessoa morta e dois feridos.

Segundo a Policia Rodoviária Federal os três viajavam com o Tio que era o motorista do caminhão e que não se feriu no acidente.

A forte neblina que costuma ocorrer na região, aliada muitas vezes a imprudência do motorista, são fatores determinantes para que acidentes como esse aconteçam.

O acidente ocorreu no KM 43 e as 8hs30 da manhã o congestionamento chegava a 8 quilômetros naquele trecho.

Diminua os acidentes com a sua frota monitorando seus motoristas e seus veículos com as soluções PLANNER, entre em

contato com nosso setor comercial e teste nossas soluções gratuitamente por até 30 dias.

Blog

23/04/2019 Caminhão carregado capota na BR-135

O acidente aconteceu na BR-135 sentido Montes Claros a Belo Horizonte em Minas Gerais, o motorista perdeu o controle do caminhão ao ultrapassar um carro, que segundo ele transitava em velocidade reduzida.

O rapaz de 33 anos, que conduzia o caminhão, contou a policia que fez a ultrapassagem para não bater no veículo que trafegava em velocidade muito baixa e perdeu o controle após a roda do semirreboque atingir a canaleta de escoamento de água da rodovia.

Segundo a polícia, o caminhoneiro sofreu apenas ferimentos leves e a estrada ficou interditada por algumas horas até que toda a carga fosse retirada da pista por funcionários da concessionária e por policiais rodoviários.

Proteja sua frota e seus motoristas, evite acidentes, reduza os custos operacionais e obtenha ganhos de produtividade utilizando as soluções PLANNER.

Oferecemos testes gratuitos para todas elas, LDD, VDO ON BOARD e C J, consulte nosso setor comercial.

Blog

18/04/2019 Projeto de lei determina a duplicação de rodovias federais

O projeto de lei 10683/18, que tramita em caráter conclusivo, obrigará que todas as rodovias a serem construídas sejam duplicadas e que as já existentes também sejam duplicadas no prazo máximo de 10 anos a partir da data em que a lei for sancionada.

Garantir mais mobilidade e segurança para a população é o principal objetivo da nova lei que leva em conta o alto índice de assaltos e acidentes nas estradas Brasileiras.

Além disso, a nova lei deve tornar a legislação mais efetiva e compatível com os direitos dos cidadãos previstos na constituição.

Mantenha sua frota controlada e seus motoristas monitorados com soluções avançadas e personalizadas. Fale com a PLANNER e conheça nossos produtos; leitor de discos diagrama (LDD), controle da jornada dos motoristas (C J), leitor para tacógrafos digitais via web (VDO ON BOARD).


Blog

17/04/2019 Nova lei contra o roubo de cargas

Foi sancionada na última sexta-feira a Lei n° 13.804/2019 que dispõe sobre medidas de prevenção e repressão ao furto, ao roubo, ao contrabando e à receptação de cargas em todo País.

O motorista que tiver participação ou for conivente com o roubo de cargas, terá sua habilitação cassada e será proibido de obter uma nova habilitação por até 5 anos.

Gerencie sua frota, o uso do rastreador por exemplo, permite que você monitore cada momento da situação dos veículos. A integração da nossa tecnologia (LDD) ao rastreador confere robustez, baixo custo e uma grande variedade de relatórios.

Além de obter a localização precisa do veículo por meio de GPS você poderá contar também, através das soluções PLANNER, com informações sobre a maneira como o motorista está conduzindo, se está cometendo excessos de velocidade, freadas e curvas bruscas, paradas para refeição, descanso e muito mais.

Não deixe sua frota desprotegida e seus motoristas sem monitoramento, entre em contato com a PLANNER e encontre a melhor solução para sua empresa.

Blog

16/04/2019 Novo pacote para setor de transportes

Será anunciado ainda esta semana pelo Governo Federal um pacote de medidas que afetam diretamente o setor de transportes no Brasil, entre as medidas estão: aumento de fiscalização para o cumprimento do valor mínimo do frete, conclusão de obras em várias rodovias, criação de cooperativas, construção de pontos de paradas e aumento das linhas de crédito do BNDES.

O objetivo do pacote de medidas é acalmar os ânimos do setor enquanto uma solução para o aumento do Diesel não é encontrada e também, mostrar interesse por parte do Governo pelas dificuldades enfrentadas pela categoria.

Após a Petrobrás suspender um aumento de 5,7% no preço do Diesel a pedido do Presidente da República, as medidas do pacote entrarão em discussão.

A Petrobrás voltou a anunciar a implantação do cartão caminhoneiro que garante ao motorista a compra de Diesel a preço fixo nos postos com bandeira BR.

Controle sua frota e a condução dos seus motoristas com segurança e reduza gastos com combustível, multas e acidentes, utilize na sua empresa as soluções da PLANNER para controle da jornada e dos veículos. LDD, VDO ON BOARD e Controle de Jornada C J.


Blog

16/04/2019 Scania fornecerá caminhões para estradas eletrificadas

A Scania será a fornecedora de caminhões para projeto alemão de eletrificar rodovias.

Os testes deverão começar ainda este ano, inicialmente no estado de Hessen, ao longo da Autobhan A5, onde a infraestrutura de fornecimento de energia elétrica por linhas aéreas de cinco quilômetros foi instalada.

Os caminhões serão equipados com sistema de pantógrafo, desenvolvido pela Siemens, montados no chassi, atrás da cabine do veículo. A Scania também gerenciará a manutenção dos caminhões, bem como será responsável pela coleta de dados dos testes.

Diferentemente dos automóveis, que permanecem estacionados a maior parte do dia, caminhões são utilizados por longas horas e as inevitáveis paradas para carregar a bateria podem ser altamente prejudiciais nas operações, rodovias eletrificadas oferecem cobrança racional e eficaz no caminho. A solução também economiza baterias e reduz a carga na rede de energia.

Blog

11/04/2019 Caminhão baú capota na BR-222 Maranhão

O acidente aconteceu nesta quarta-feira (10) no km 186 da BR-222 um trecho conhecido como curva do S no município de Itapecuru-Mirim no Maranhão.

Segundo a policia rodoviária federal a ocorrência se deu quando o veículo seguia pela curva do ‘’s’’ e o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou.

O veículo estava carregado e portanto muito pesado o que torna a perda de controle muito mais fácil, especialmente em trechos sinuosos e quando há excesso de velocidade, ou seja, imprudência.

Ainda de acordo com os policiais, apesar da gravidade do acidente, o condutor sofreu apenas ferimentos leves.

Infelizmente acidentes como esse são frequentes e na grande maioria das vezes provocados por imprudência. Por isso devemos sempre alertar para o monitoramento da condução dos motoristas, observando paradas obrigatórias para descanso, controle a velocidade máxima em que ele pode trafegar, jornada máxima de trabalho etc.

Tudo isso as empresas de transportes podem obter através das soluções da PLANNER, como: leitor de discos diagrama (LDD), controle de jornada do motorista (CJ) e rastreamento com o PLANNER TRACK.


Blog

10/04/2019 Mercado de transportes em alta

As vendas de caminhões sinalizam a demanda por transporte no País. Conforme balanço divulgado pela FENABRAVE foram vendidas 21.377 unidades novas somente nos três primeiros meses desse ano, 47% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em março as vendas ultrapassaram as 7.000 unidades.

O mercado transportador segue otimista, as vendas de caminhões novos devem continuar em ritmo de crescimento, pois a oferta de crédito oferecida pelos bancos privados para o segmento estão mais atrativas do que as do Finame.

As montadoras que mais venderam nesse trimestre foram, em primeiro lugar Mercedes Benz, seguida por Volkswagen, em terceiro Volvo, em quarto Ford e por último Scania.

Lembramos que esses veículos novos, de qualquer um desses fabricantes, já vem de fábrica equipados com tacógrafos digitais, ou seja, eles utilizam bobina de impressão e não mais os discos diagrama.

A PLANNER oferece em parceria com a VDO CONTINENTAL do Brasil uma solução para captura dos dados desse tipo de tacógrafo. O software VDO ON BOARD possibilita a emissão de vários relatórios detalhados sobre a condução do motorista, ou armazenamento em nuvem por até 5 anos.

Mantenha a sua empresa atualizada com as mais modernas soluções em software para a gestão da frota e dos motoristas, a PLANNER está à sua disposição.

Blog

09/04/2019 Cartão caminhoneiro

A Petrobrás anunciou que em conjunto com a BR distribuidora desenvolveu uma nova forma de pagamento de combustível para os caminhoneiros que deve reduzir a volatilidade dos preços do Diesel.

As empresas trabalham na criação de um cartão que poderá ser usado pelos caminhoneiros autônomos e por empresas transportadoras que possuam frota própria para viabilizar o abastecimento de Diesel nos postos com a bandeira BR.

Utilizando o cartão do caminhoneiro, o motorista poderá abastecer com o Diesel a preço fixo. O cartão ainda está em desenvolvimento e deverá ficar pronto em 90 dias, informou a Petrobrás.

Com o preço do Diesel sendo reajustado a cada 15 dias, é imprescindível que empresas de transportes tenham uma ferramenta que os auxilie na economia de combustível.

Através de um software desenvolvido pela PLANNER para leitura de discos diagrama LDD, que permite ao empresário obter um gráfico de velocidade aliado a relatórios detalhados que exibem excessos que o motorista pode ter cometido, é possível controlar a maneira como o motorista conduz o veículo. Dessa forma o colaborador se sentirá comprometido a dirigir observando e respeitando sempre os limites de velocidade, gerando certamente uma grande economia de combustível, assim como do desgaste geral do veículo, além é claro de maior segurança no transito.


Blog

04/04/2019 Grave acidente envolvendo seis caminhões na altura do km 27 do rodoanel

Um grave acidente envolvendo seis caminhões deixou dois feridos graves na manhã desta quinta-feira, 04/04/2019. O acidente aconteceu na altura do km 27 do rodoanel na região de Embu das Artes.

A equipe do corpo de bombeiros fez o resgate das vítimas. Uma delas foi levada pelo águia da polícia militar para o Hospital das Clínicas.

Por conta do acidente, o congestionamento chegou a 13 km no sentido Perus.

Infelizmente, acidentes como esse são frequentes, e na maioria das vezes ocorrem por imprudências como velocidade excessiva, falta de atenção à sinalização e até mesmo fadiga ao volante.

Por isso, é cada vez mais necessário que as empresas do setor de transportes estejam atentas com relação ao monitoramento de seus motoristas. Pensando em auxiliar as empresas nessa difícil tarefa, a PLANNER há mais de 20 anos no mercado, está sempre inovando em desenvolvimento de softwares para a gestão de veículos e motoristas.

Por meio de tecnologias modernas para gestão do controle da jornada dos motoristas, observando por exemplo horário de descanso, refeição, descanso obrigatório entre jornadas etc., as empresas poderão colaborar sensivelmente para a diminuição de acidentes como o de hoje.

Outro aspecto importante a ser monitorado é o controle de velocidade, como informações sobre velocidade máxima permitida excedida, velocidade permitida em dias chuvosos e até a quantidade de vezes em que o motorista excedeu os limites. Através de ferramentas desenvolvidas especificamente para essa finalidade pela PLANNER, isso se torna perfeitamente possível.

Blog

04/04/2019 Acidente entre ônibus e carreta em Mato Grosso

Grave acidente entre carreta e ônibus mata três e deixa quatro feridos em Mato Grosso.

O acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira 04/04/2019 na BR-364 na região do município de Comodoro, a 677 km de Cuiabá. De acordo com a polícia rodoviária federal, o ônibus seguia de Vilhena para Comodoro quando se chocou com a carreta que seguia no mesmo sentido.

Não é possível nesse momento determinar as causas do acidente, no entanto podemos acreditar que a fadiga do motorista contribuiu para a ocorrência.

Como podemos observar, na maioria dos casos de acidentes envolvendo veículos de transporte de passageiros ou de carga, estes estão relacionados à fadiga do motorista que muitas vezes ultrapassa o limite de tempo na direção e não cumpre o descanso obrigatório entre as jornadas de trabalho, ou à imprudência com excesso de velocidade e a falta de respeito à sinalização.

É importante que as empresas de transporte controlem a jornada de trabalho dos seus motoristas assim como a maneira como seus veículos estão sendo conduzidos, de forma rigorosa e confiável utilizando soluções modernas criadas especificamente para essas finalidades.

A PLANNER há mais de 20 anos desenvolvendo software com essas soluções, vem ajudando as empresas de transporte a diminuir sensivelmente os acidentes de transito gerando uma enorme economia de recursos e preservando a vida de pessoas.